Conheça

Talvez a 1ª vista os grupos da 48 Family sejam bastante confusos. Seja pelo número de integrantes ou pela ideia de stages e o conceito "teatral", qualquer um acaba um pouco perdido quando vê os grupos pela 1ª vez. Por isso criamos esse guia, que pode ajudar aqueles que estão ainda confusos em relação ao NMB48 e o HKT48.

Tanto o NMB48 quanto o HKT48 são idol groups (ambos composto apenas por mulheres) japoneses criados e produzidos por Akimoto Yasushi. Os grupos são parte de uma grande franquia, hoje muito popular no Japão, que é a 48 Family, que é uma "família" de grupos, entre eles o NMB48 e o HKT48. Todos os grupos da franquia seguem um mesma esquema, que tanto NMB48 quanto o HKT48 também segue.

Cada grupo da franquia é baseado em uma cidade ou distrito. O NMB48 é baseado em Namba (NaMBa), em Osaka, enquanto o HKT48 é baseado em Hakata (HaKaTa), em Fukuoka. Essa cidade/distrito do grupo tem um motivo: cada grupo da franquia tem seu próprio teatro, onde se apresenta semanalmente (o do NMB48 fica no Yes Namba, enquanto o do HKT48 fica no Hawks Town Mall).

Mas claro que nem todas as integrantes vão ao teatro ao mesmo tempo, e por isso são criados os times: cada time se apresenta por um certo tempo no teatro, com suas próprias músicas e seu próprio show (que é chamado de Stage, que muda com o passar do tempo). O NMB48 tem 3 times: o Team N, o Team M e o Team BII. O HKT48 tem 1 time: o Team H. Cada time tem uma capitã, que serve como líder. Com exceção do AKB48, os outros grupos da franquia tem 3 times, cada um com 16 integrantes, completando 48 integrantes no total.. O HKT48 tambem terá 3 times um dia, mas eles estão ainda "em formação".

Mas como assim, em formação? Os grupos da franquia tem um sistema rotativo de integrantes. Ou seja, as integrantes mudam com o passar do tempo (novas integrantes chegam em gerações, ou seja, de tempo em tempo). Elas entram no grupo por meio de audições: seleções que ocorrem em um certo periodo de tempo (normalmente uma vez ao ano). Quando elas entram, elas ainda não são oficialmente do grupo e são apenas "estudantes", sendo chamadas de Kenkyuusei (KKS) ou Research Students (RS) (ou seja, "estudantes de pesquisa"). Elas recebem diversos treinamentos até entrar no grupo, e além disso, servem como "substitutas": quando uma integrante de um time não pode se apresentar no teatro é uma Kenkyuusei que entra em seu lugar. Além disso, quando uma integrante sai do grupo, uma Kenkyuusei entra em seu lugar e se torna finalmente uma integrante do grupo.

Mas o grupo, mesmo se apresentando no teatro, também tem que se promover. Por isso elas lançam singles aproximadamente 3 ou 4 vezes ao ano. Nesses singles, os times são ignorados (assim como o fato de ser Kenkyuusei ou não) e são selecionadas 16 integrantes (formando o chamado Senbatsu) de todo o grupo. Essas integrantes são, normalmente, as mais populares do grupo e cantam a "música principal" do single. As outras integrantes (que não estão no Senbatsu) também podem cantar em outras músicas, como em unidades (no caso do NMB48 é comum o Akagumi, Shirogumi e NMBSeven. Funcionam como o Senbatsu, mas sem ter exatamente as integrantes mais populares. Elas normalmente também tem um clipe, mas não se apresentam na TV, por exemplo) ou como Undergirls (integrantes que não entraram no Senbatsu).

Alem disso, o grupo tambem se promove de outras formas: é comum a aparição de integrantes em programas de TV, comerciais e filmes. Inclusive há programas exclusivos desses grupos, como o NMB48 no Teens Hakusho (do NMB48) e o AKBingo (do AKB48).

Vale lembrar que antes do grupo lançar o 1º single, há um periodo de meses onde o grupo é "introduzido", ou seja, participa de programas, faz entrevistas etc. Nesse tempo, não há times no grupo e todas as integrantes são Kenkyuusei, ou seja, estão passando por uma avaliação (como o HKT48 estava no começo de 2012 e como o NMB48 já foi).

Algumas observações importantes:
 -  No AKB48, é comum a participação de integrantes de outros grupos em singles do grupo, mas isso não ocorre em outros grupos da franquia.
 - Algumas integrantes participam de dois grupos ao mesmo tempo, como Yokoyama Yui (AKB48 e NMB48) e Matsui Jurina (AKB48 e SKE48).
 - Entre os grupos da franquia, 4 seguem esse mesmo esquema: o AKB48, o SKE48, o NMB48 e o HKT48. Ainda não se sabe se os grupos internacionais (fora do Japão: JKT48, da Indonésia, e SNH48, da China) vão tambem ser assim. O SDN48 e o Nogizaka46 tambem são exceções, e tem uma organização diferente.
 - Os times podem não ter stages originais, apresentando stages de outros grupos (chamados revivals). Grupo de Kenkyuusei, por exemplo, também se apresentam no teatro, mas só com revivals
 - Existem as units de singles e as sub-units. As sub-units (sub-unidades) lançam singles separados de seus grupos. Hoje há sub-unidades como No Sleeves e o Not Yet. Algumas integrantes tambem lançam singles separados de seus grupos (em carreira solo), como Itano Tomomi e Kashiwagi Yuki.

[Eventos Anuais]

Todo ano, diversos eventos acontecem na franquia. Veja abaixo a lista com todos eles:
[AKB48 Kouhaku Utagassen] Evento de final de ano onde ocorrem vários shuffles. As integrantes são separadas em dois times (Akagumi e Shirogumi), e um deles acaba como vencedor. Existe tambem o Kouhaku Utagassen, que é um tradicional evento da TV japonesa, onde o AKB48 tambem normalmente participa.
[Janken Tournament] As integrante do Senbatsu são escolhidas por um campeonato de Jo-Ken-Po, o que dá oportunidade para mais integrantes. Nesse campeonato, tambem estão presentes integrantes de outros grupos (inclusive do NMB48 e do HKT48).
[Request Hour]  É um evento parecido com a Senbatsu Election, mas com músicas. Nele, os fãs tem a oportunidade de votar nas músicas que mais gostam. As 100 músicas mais votadas são apresentadas no Request Hour, que dura 4 dias. Tambem estão presentes músicas de outros grupos (inclusive do NMB48 e do HKT48). 
[Senbatsu Election] Tambem chamada de Sousenkyo, é considerado o evento mais importante do ano. Nela, os fãs tem a oportunidade de votar nas integrantes que querem no Senbatsu e nas B-Sides do próximo single do AKB48 (nessa "eleição" integrantes de vários grupos da franquia podem participar, inclusive do NMB48 e do HKT48).
[Unit Matsuri] Com o grande número de músicas no Request Hour, as músicas de sub-unidades e solos foram separadas em um evento diferente, que acontece antes do Request Hour, mas sem votação dos fãs.

[Dicionário]
 
Outros termos importantes:
[Akimoto Yasushi (Aki-P)] Criador e produtor dos grupos da franquia. Tambem escreve todas as letras de todos os grupos e sub-grupos.
[B-Sides] Músicas presentes em um single que não são a "música principal" (que é promovida na mídia). Normalmente as B-Sides são de units.
[Kage Ana] Integrante que fala com o público antes e depois de uma apresentação ou evento.
[Kami-Oshi] É a integrante favorita de uma pessoa entre todos os grupos ("ex: Minha oshimen no AKB48 é Takamina e no NMB48 é Sayanee, mas minha Kami-Oshi é Takamina").
[Kaneko Takeshi] Gerente do teatro do NMB48
[Handshake Event] Evento onde as integrantes cumprimentam e conversam os fãs. Tickets para participar desses eventos vem junto com os singles dos grupos.
[LOD] Serviço online para compra de vídeos de stages. Não é disponível no Brasil. Eles podem ser comprados no site DMM.com. Atualmente o AKB48, SKE48, o NMB48 e o HKT48 tem serviço de LOD's.
[MC] Pausa entre músicas que ocorrem em Stages e eventos no geral. Nessa pausa, algumas integrantes conversam entre elas e com o público, normalmente em números de humor.
[One-Shot Unit] Sub-grupo criado para uma marca, por exemplo. Esse sub-grupo normalmente apenas lança um single (ex: O NO NAME é uma one-shot unit criada para o anime AKB0048).
[Oshimen] É a integrante favorita de uma pessoa em um grupo (ex: "Minha oshimen no AKB48 é Takamina" > "Minha integrante favorita no AKB48 é Takamina").
[Oshihen] Termo usado quando alguem muda sua oshimen.
[PV] Equivalente a clipe, MV (ex: "O novo PV do AKB48" > "O novo clipe do AKB48").
[Promoção] Quando uma integrante deixa de ser uma Kenkyuusei e se torna uma integrante de um time, dizemos que ela foi promovida a um certo time (ex: Kobayashi Marina foi promovida ao Team A). O termo "promovida" tambem pode se referir a uma integrante que está recebendo muito destaque ("push", ou seja, "empurrão") nos últimos tempos, aparecendo em vários programas de TV, por exemplo (ex: Shimazaki Haruka está sendo muito promovida nos últimos meses)
[Revival] "Volta" de um stage já terminado (ex: "O 1º stage do Team N é um revival do 3º stage do Team A").  
[Satou Kazuya] Gerente do teatro do HKT48
[Senshuraku] Última apresentação de um Stage.
[Seitansai] Stage especial que comemora o aniversário de alguma integrante.
[Set List] Lista de músicas de um determinado concerto ou show.
[Single] Pequeno álbum, normalmente com 6 músicas. Normalmente são lançados em várias versões, cada uma com uma música diferente, que a outra não tem. Normalmente o single tem 4 versões: 3 incluindo CD e DVD e uma apenas com o CD.

[Shonichi] 1ª apresentação de um Stage.
[Short Version] Versão "reduzida" do PV, normalmente entre 1 e 3 minutos. Normalmente é postada no canal oficial do grupo no YouTube.
[Shuffle] Termo usado quando integrantes trocam suas posições em uma música (ex: Em um shuffle de "Bird", Itano Tomomi ficou no lugar de Takahashi Minami).
[Tracklist] Lista de músicas de um determinado álbum ou single
[Togasaki Tomonobu (TGSK)] Conhecido por dar anúncios em eventos e concertos, é ele que administra o blog oficial do AKB48.
[Wota] Fã de idol groups japoneses.